Curso Nano2008

04/Fev/2008 CURSO DE NANOMATERIAIS E
NANOTECNOLOGIA

    O Curso de Nanomateriais e Nanotecnologia recebeu 173 participantes de todo o Brasil e também da Argentina, além de vários participantes eventuais, tendo sido um dos maiores e mais abrangentes cursos de nanotecnologia realizados no país até o momento, demonstrando o elevado grau de interesse e impacto atingido pelo evento. Como esperado, o maior contingente foi do IQ-USP (34,7%) seguido do sistema USP-SP/IPEN/IPT (16,2%) e as Universidades Públicas Paulistas (14,5%) além de outras instituições de ensino superior do Estado de São Paulo (7,5%). Além disso, contou com expressivo número de participantes vindos principalmente dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. De fato MG/RJ/ES contribuíram com 9,2% e a região Sul com 7,5%. As demais regiões do país contribuíram no total com 3,5%. Um dos fatos mais marcantes foi a participação de estudantes e pesquisadores argentinos (2,3%) e principalmente de representantes do setor empresarial e do CNPq, totalizando 4,6% dos participantes. Tendo em vista o exposto acima, a comissão organizadora (Profs. Drs. Henrique Toma, Koiti Araki e Vera Constantino) avaliam que os objetivos foram plenamente alcançados tendo sido o curso um grande sucesso.

foto1foto2
foto3foto4foto6



    19/Jan/2008
    CURSO DE NANOMATERIAIS E NANOTECNOLOGIA

    Gostaríamos de agradecer a todos pelo grande interesse pelo curso de 'Nanomateriais e Nanotecnologia', que recebeu mais de 400 inscrições até o seu fechamento. Infelizmente muitos não enviaram a documentação solicitada para a realização do processo de seleção segundo os critérios divulgados. Tendo em vista a grande procura, também foi utilizado o desempenho acadêmico/científico como critério de seleção.
    A lista ora divulgada é preliminar, sendo que a listagem final dos selecionados será divulgada na sexta-feira, dia 25 de janeiro.


    Socilitamos a todos que confirmem o interesse em participar do curso até quarta-feira (23/jan/2008), enviando um e-mail para Sra. Sonia no endereço: sonia@iq.usp.br


    "Curso de Nanomateriais e Nanotecnologia"

    A ciência atual evoluiu definitivamente para o domínio nanométrico, o qual separa a dimensão atômica-molecular do mundo microscópico já dominado pelo homem. E, o impacto dessa evolução está aparente. Já estamos vivenciando a última onda tecnológica: a Nanotecnologia! Nesse domínio, despontam as nanoestruturas, nanopartículas, nanocápsulas, nanotubos, nanofilmes e nanofios, sinônimos de nanomateriais. Nanomateriais híbridos, como os nanocompósitos, estão no alvo da inovação. Ao incorporar nanopartículas metálicas ou de óxidos em matrizes cerâmicas ou poliméricas ocorrem mudanças drásticas em suas propriedades mecânicas, ópticas e eletrônicas. Melhoram-se assim as características dos plásticos, conferindo-lhes, por exemplo, maior capacidade de bloqueio à permeação de gases, maior condutividade elétrica, maior resistência mecânica ou maior resistência à chama. Da mesma forma, obtêm-se revestimentos antiaderentes, anti-reflexivos, de alta dureza, bactericidas e até auto-limpantes. O crescente desenvolvimento da nanotecnologia já permite o planejamento de nanomateriais com um determinado propósito, isto é, “nanomateriais sob encomenda”. A partir dos nanomateriais será possível redesenhar os componentes dos dispositivos conhecidos e criar novos sistemas para uso na eletrônica, sensores, displays, foto-conversão de energia, entre outros. Também será possível inovar na medicina, no transporte e liberação controlada de fármacos, no reconhecimento e/ou destruição de células e tecidos tumorais, e na ação cosmética. O desenvolvimento dos nanomateriais e das nanociências depende, primordialmente, dos avanços nas áreas de síntese, caracterização e simulação, nas quais as ferramentas são bastante especializadas e a alta qualificação dos profissionais é imperativa. Com esse objetivo, a Divisão de Química de Materiais da SBQ e o Instituto do Milênio de Materiais Complexos estão colocando sua expertise à disposição dos alunos, através de um curso inédito, que prima pela qualidade e abrangência. Vamos participar!

    Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação em Química, Física ou Engenharia


    Data: 11-15 de fevereiro de 2008

    Local: Instituto de Química da Universidade de São Paulo

    Anfiteatro Cinza no bloco 6 superior

    Av. Prof. Lineu Prestes 748

    Cidade Universitária

    CEP 05508-000

    São Paulo - SP


    Formato do curso
    : aulas expositivas de 50 min sobre temas atuais nas áreas de nanociência e nanotecnologia. Aulas experimentais no laboratório didático “Prof. Ernesto Giesbrecht” (IQ-USP - bloco 7 inferior) e nos laboratórios de pesquisa do IQ-USP e do IF-USP.


    Organização e patrocínio:
    Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IM2C)

    Modo de inscrição: pré-inscrição disponível no site da SBQ (http://www.sbq.org.br).
    O curso é gratuito.

    Categorias de pré-inscrição:

    Categoria A - alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, de instituições públicas ou privadas, que desejam participar das aulas/palestras de 50 min. Será oferecido certificado de participação para aqueles que freqüentarem no mínimo 80% das aulas expositivas. Serão oferecidas 80 vagas nessa categoria. Se o número de alunos interessados for maior que 80, será dada prioridade aos alunos dos cursos de graduação em Química e dos programas de pós-graduação em Química. Após realização da pré-inscrição no site da SBQ, o aluno deverá enviar, para o endereço abaixo, um documento da sua instituição de ensino atestando que se encontra regularmente matriculado.

    Sra. Sonia Ribeiro
    ref.: Curso de Nanomateriais e Nanotecnologia
    Instituto de Química da USP
    Av. Prof. Lineu Prestes 748 - bloco 2T
    CEP 05508-000São Paulo - SP

    Categoria B - alunos que finalizaram em 2007 ou finalizarão em 2008 o último ano do curso de graduação em Química e alunos matriculados a menos de um ano em programa de pós-graduação em Química, que desejam participar das aulas/palestras de 50 min e das aulas experimentais. Será oferecido certificado de participação para aqueles que freqüentarem no mínimo 80% das aulas expositivas e experimentais. Serão oferecidas 20 vagas nessa categoria. Após realização da pré-inscrição no site da SBQ, o aluno deverá enviar, para o endereço abaixo, os seguintes documentos: (1) alunos de graduação - histórico escolar da graduação, currículo resumido (1 página; incluir estágios de iniciação científica ou tecnológica) e uma carta de apresentação; (2) alunos de pós-graduação - histórico escolar da graduação, histórico escolar da pós-graduação, currículo resumido (1 página) e carta de recomendação do(a) orientador(a).

    Sra. Sonia Ribeiro
    ref.: Curso de Nanomateriais e Nanotecnologia
    Instituto de Química da USP
    Av. Prof. Lineu Prestes 748 - bloco 2T
    CEP 05508-000São Paulo – SP

    Os alunos que desejarem poderá solicitar auxílios estadia e transporte, que será oferecido pelo IM2C (opção disponível na ficha de pré-inscrição). Se o número de alunos interessados for maior que 20, será feita uma seleção com base na análise dos documentos enviados. Caso dois ou mais alunos de um mesmo grupo de pesquisa venham a se inscrever na categoria B, apenas um aluno será selecionado. Os alunos não selecionados na categoria B poderão indicar na ficha de inscrição o interesse em participar apenas das aulas expositivas (categoria A).

    Os alunos de pós-graduação poderão também efetuar matrícula na disciplina QFL-5822 “Tópicos em Nanomateriais e Nanotecnologia”, através da secretaria de pós-graduação do IQ-USP, de modo a receber créditos em disciplina (04 créditos). Os interessados em se matricularem como “Aluno Especial” deverão apresentar, na época da matrícula (período a ser definido pelo calendário da USP), os seguintes documentos: diploma ou certificado de conclusão de curso superior; histórico escolar; cédula de identificação; certidão de nascimento; título de eleitor; CPF; comprovante de quitação com o serviço militar; carta dirigida ao presidente da Comissão de Pós-Graduação justificando o pedido de matrícula na disciplina QFL-5822; ficha de matrícula de “Aluno Especial”. Toda a documentação deve ser apresentada em uma via fotocopiada e autenticada (maiores informações no site http://www2.iq.usp.br/pos-graduacao/).

    Data final para realização da pré-inscrição e envio de documentos: 10/01/2008 (correspondência postada depois dessa data será desconsiderada). A organização do evento enviará mensagem via correio eletrônico comunicando o recebimento dos documentos.


    Divulgação do nome dos 80 alunos inscritos na categoria A:
    a organização do evento divulgará o nome dos alunos selecionados no site http://www2.iq.usp.br/im2c/ até o dia 20/01/2008.


    Divulgação do nome dos 20 alunos inscritos na categoria B: a organização do evento divulgará o nome dos alunos selecionados no site http://www2.iq.usp.br/im2c/ até o dia 25/01/2008.

    Divulgação do nome dos 20 alunos inscritos na categoria B e que receberão auxílio estadia/transporte: a organização do evento divulgará o nome dos alunos selecionados no site http://www2.iq.usp.br/im2c/ até o dia 25/01/2008.

    Informações: http://www2.iq.usp.br/im2c/ ou secretaria do bloco 2 térreo do IQ-USP com Sra. Sonia Ribeiro - fone (11) 3091-2151 ou 3091-3819; e-mail: sonia@iq.usp.br.


    Comissão organizadora:
    Henrique E. Toma e Koiti Araki (IM2C), Vera R. Leopoldo Constantino (DQM/SBQ) e Sonia Ribeiro (IQ-USP).


    PROGRAMA

    11/02 – segunda-feira

    8h às 8h50 - Panorama da Nanotecnologia no Brasil e no mundo

    Prof. Dr. Henrique E. Toma (IQ-USP)


    9h às 9h50
    - Estratégia supramolecular para nanotecnologia bottom-up

    Prof. Dr. Koiti Araki (IQ-USP)

    9h50 às 10h10 - intervalo

    10h10 às 11h
    - Princípios da espectroscopia Raman e SERS e aplicação na caracterização de nanoestruturas

    Profa. Dra. Marcia L. A. Temperini (IQ-USP)


    11h10 às 12h
    - Estrutura e reatividade em fase gasosa de sistemas precursores de processos sol-gel

    Prof. Dr. Manuel Riveros Nigra (IQ-USP)

    12h às 14h – almoço

    14h às 14h50A polarização da região de recobrimento na ligação química

    Prof. Dr. Oscar M. L. Malta (UFPE)

    15h às 15h50Os modelos Sparkle e RM1 para a simulação de complexos de lantanídeos e biomoléculas

    Prof. Dr. Alfredo M. Simas (UFPE)

    15h50 às 16h10 - intervalo

    16h10 às 17h - Materiais foto e eletroluminescentes à base de terras raras

    Prof. Dr. Hermi F. Brito (IQ-USP)

    17h10 às 18h – título provisório Nanomateriais luminescentes: modelagem, preparação, propriedades e aplicações

    Prof. Dr. Gilberto F. de Sá (UFPE)

    12/02 – terça-feira

    8h às 8h50 - Bioinorgânica e nanotecnologia: aplicações ambientais e medicinais

    Profa. Dra. Ana Maria da C. Ferreira (IQ-USP)

    9h às 9h50 - Determinação de massa de uma única molécula com um único nanoporo protéico

    Prof. Dr. Oleg V. Krasilnikov (UFPE)

    9h50 às 10h10 - intervalo

    10h10 às 11h - Estratégias para a produção de nanoestruturas: cristais fotônicos, quantum-dots e nanotubos inorgânicos

    Prof. Dr. Oswaldo L. Alves (IQ-UNICAMP)


    11h10 às 12h - OLEDs moleculares e outros dispositivos eletroluminescentes

    Prof. Dr. Marco Cremona (PUC-RJ)


    12h às 14h
    – almoço

    14h às 14h50 - Transistores híbridos nanoestruturados

    Prof. Dr. Ivo A. Hümmelgen (UFPR)


    15h às 15h50
    A árvore evolutiva das técnicas de ionização em espectrometria de massas

    Prof. Dr. Marcos N. Eberlin (IQ-UNICAMP)


    15h50 às 16h10
    - intervalo


    16h10 às 17h
    - Fibras Ópticas e Dispositivos Fotônicos

    Prof. Dr. Luiz Carlos Barbosa (IF-UNICAMP)


    17h10 às 18h
    – título provisório Relevância da modelagem computacional em nanotecnologia

    Prof. Dr. Marco A. Chaer Nascimento (UFRJ)

    13/02 – quarta-feira

    8h às 8h50 - Eletroquímica e nano-estruturas: armazenamento de energia e plataformas de reconhecimento molecular

    Profs. Drs. Roberto e Susana Torresi (IQ-USP)

    9h às 9h50 - Aplicações eletroanalíticas de nano e biomateriais

    Prof. Dr. Lúcio Angnes (IQ-USP)


    9h50 às 10h10
    - intervalo

    10h10 às 11h - Biofotônica na Unicamp – Novidades e estágio atual

    Prof. Dr. Carlos Lenz Cesar (IF-UNICAMP)

    11h10 às 12h - Materiais magnéticos: preparação, propriedades e aplicações

    Prof. Dr. Miguel Jafelicci (IQAr-UNESP)
    12h às 14h – almoço

    14h às 14h50 - Nanotecnologia que gera resultados: ciência nova e produtos novos

    Prof. Dr. Fernando Galembeck (IQ-UNICAMP)


    15h às 18h
    – Aula experimental - Síntese de nanomateriais magnéticos

    Laboratório didático “Prof. Ernesto Giesbrecht” (IQ - bloco 7 inferior) - Coordenação: Prof. Miguel Jafelicci

    14/02 – quinta-feira

    8h às 8h50 - Síntese e propriedades de nanopartículas de metais de transição

    Prof. Dr. Herbert Winnischofer (UFPR)

    9h às 9h50Células a combustível: princípios e aplicações de nanomateriais

    Prof. Dr. Flávio M. Vichi (IQ-USP)


    9h50 às 10h10
    - intervalo

    10h10 às 11hMateriais nanoestruturados e sua aplicação em células solares: de nanopartículas de TiO2 a nanotubos de carbono

    Profa. Dra. Ana Flávia Nogueira (IQ-UNICAMP)


    11h10 às 12h
    - Sílicas mesoporosas altamente ordenadas: síntese, caracterização e aplicação

    Prof. Dr. Jivaldo R. Matos (IQ-USP)

    12h às 14h – almoço

    14h às 14h50Nanomateriais à base de óxidos e hidróxidos lamelares: propriedades e aplicações

    Profa. Dra. Vera R. Leopoldo Constantino (IQ-USP)

    15h às 18h - Aula experimental – caracterização de materiais (difração de raios X, análise térmica, espectroscopia Raman, microscopia eletrônica de varredura, medidas magnéticas)

    15/02 – sexta-feira

    8h às 8h50Materiais cristalinos e difração de raios X: análise estrutural

    Profa. Dra. Denise de Oliveira Silva (IQ-USP)


    9h às 9h50
    Aspectos teóricos e experimentais da intervalência

    Prof. Dr. Luis M. Baraldo Victorica (Instituto de Química Fisica de los Materiales, Buenos Aires, Argentina)


    9h50 às 10h10
    - intervalo

    10h10 às 11h - Hidrogéis: síntese, estrutura e aplicações

    Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani (IQ-USP)


    11h10 às 12h
    Nanopartículas magnéticas para uso em medicina

    Prof. Dr. Laudemir Varanda (IQSC-USP)


    12h às 12h10
    – encerramento da parte teórica do curso

    12h10 às 14h – almoço 14h às 17h50 – Aula experimental – caracterização de materiais (difração de raios X, análise térmica, espectroscopia Raman,microscopia eletrônica de varredura, medidas magnéticas)

    17h50 às 18h – encerramento do curso

(C) 2006 - IM2C
conteúdo: koiaraki @ iq.usp.br