Laboratório de Pesquisa de Lipídeos Modificados

     
    A interação de lipídeos com radicais livres e espécies reativas de oxigênio/nitrogênio (ROS/RNS) gera uma série de produtos modificados(ex.: produtos oxidados, nitrados/nitrosilados, isomerizados, etc) potencialmente bioativos. Esses produtos, em particular, os produtos oxidados (hidroperóxidos, cetonas, epóxidos, aldeídos, etc.) têm sido implicados na etiologia de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, câncer, e envelhecimento.
    Nosso laboratório investiga a formação, a reatividade e os efeitos biológicos desses produtos modificados. Para esta finalidade utilizamos técnicas químicas, bioquímicas, incluindo ferramentas analíticas de alta sensibilidade e especificidade como, por exemplo, a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem (HPLC-MS/MS). 
      Atualmente as pesquisas no laboratório estão focadas na investigação dos produtos oxidados formados a partir de ácidos graxos poliinsaturados, em particular o ácido docosahexaenóico (DHA, ômega-3, 22:6) presente em grandes quantidades no cérebro. Nosso objetivo é identificar e quantificar produtos de oxidação/modificação de DHA em doenças neurodegenerativas. Além deste ácido graxo, o laboratório também investiga o papel de produtos de oxidação/modificação de outros lipídeos de relevância biológica, como a cardiolipina e o colesterol. 
     Por meio destes estudos nosso laboratório visa identificar produtos modificados de relevância biológica, estabelecer metodologias sensíveis e específicas para a detecção e quantificação desses produtos, e contribuir para a elucidação de mecanismos químicos e bioquímicos envolvidos nos efeitos biológicos mediados por esses compostos. 
    
 
  

 


 

separador
Copyright © Instituto de Química - Universidade de São Paulo
conteúdo: miyamoto @ iq.usp.br