Genes Envolvidos na Patogenicidade da Bactéria

Pseudomonas aeruginosa

 

Regina Lúcia Baldini

 

Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria Gram-negativa extremamente versátil, que pode ser encontrada em diversos ambientes, principalmente solo e água, ou ainda associada a plantas e animais, onde pode causar infecções oportunistas. Em seres humanos, P. aeruginosa causa infecções em indivíduos imunocomprometidos, como pacientes de AIDS e câncer, vítimas de queimaduras, e portadores de fibrose cística. Neste caso, P. aeruginosa coloniza os pulmões, onde produz grande quantidade do exopolissacarídeo alginato e acredita-se que cresça em forma de biofilme. P. aeruginosa também é comumente encontrada em infecções hospitalares, sendo capaz de se aderir a diversos materiais, contaminando catéteres, ventiladores, próteses e lentes de contato. Por causa da alta resistência a antibióticos e do grande arsenal de fatores de virulência desta bactéria, as infecções causadas por ela são de difícil controle.
Nossa linha de pesquisa pretende estudar a regulação da expressão de alguns genes de função desconhecida, relevantes para a virulência de Pseudomonas aeruginosa. Dentre estes, destaca-se um conjunto de genes presentes numa ilha de patogenicidade e que codificam para proteínas de sistemas de dois componentes e para uma fímbria. Outro projeto analisa um novo gene envolvido em quorum sensing, que é o sistema pelo qual as bactérias detectam e respondem a mudanças em sua população e que tem papel importante na regulação da expressão de vários fatores de virulência e na formação de biofilmes.

 

 

DOUTORANDOS

Ana Laura Boechat Borges

Ana Paula Barbosa do Nascimento
dIOGO DE aBREU MEIRELES
Gianlucca Gonçalves Nicastro

 

MESTRANDO

eLIEZER STEFANELLO

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PATRÍCIA MENEGASSO

GILBERTO HIDEO KAIHAMI

 

Publicações Recentes

Nicastro, GG. ; Boechat, AL ; Abe, CM. ; Kaihami, GH. ; BALDINI, RL.
 
PA14 cupD  transcription is activated by the RcsB response regulator, but repressed by its putative cognate sensor RcsC.
FEMS Microbiology Letters, v. 301, p. 115-123, 2009

An, D. ; Apidianakis, Y ; Boechat, Al ; Baldini, RL ; Goumnerov, B ; Rahme, LG.
The Pathogenic Properties of a Novel and Conserved Gene Product, KerV, in Proteobacteria.
Plos One, v. 4, p. e7167, 2009
.

Apidianakis Y, Mindrinos MN, Xiao W, Lau GW, Baldini RL, Davis RW, Rahme LG.
Profiling early infection responses: Pseudomonas aeruginosa eludes host defenses by suppressing antimicrobial peptide gene expression.
Proc Natl Acad Sci U S A. 2005 Feb 15;102(7):2573-8.


 

Links

PA14 Genomic Sequencing Project
PA14 Transposon Insertion Mutant Library
Pseudomonas Genome Project and PseudoCAP
PseuRECA

 

 

Instituto de Química • USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 748 • Sala 1211 • Bloco 12 Inferior
Telefone: (11) 3091-3815 ramal 229
CEP 05508-900 • São Paulo • SP