logotipo IQ Bioquimica Quimica Fundamental Administracao Biblioteca Sobre o IQ  
   

Fotografia: Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Professor Doutor

Departamento de Química Fundamental
Instituto de Química - Universidade de São Paulo

E-mail: mermarco@iq.usp.br
Tel: ++55 11 3091-3829 3091-9196 laboratrio 3091-3829

Formação Acadêmica:
Bacharelado no Instituto de Química USP
Licenciatura na Faculdade de Educação USP
Doutorado Instituto de Química USP

Homepage Principal



Linha de Pesquisa: ENSINO DE QUÍMICA / GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA GEPEQ IQUSP

Resumo:

O GEPEQ IQUSP tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino de química, entendendo que esse ensino pode favorecer o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a formação de cidadãos mais conscientes. O GEPEQ apresenta quatro linhas de trabalho: produção de material didático para o ensino médio, considerando conhecimentos contextualizados e a promoção de competências; formação continuada de professores; divulgação científica; pesquisa em ensino de química (Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências - IF, IQ e FE, USP).
Trabalhos em andamento: elaboração do material instrucional "Interações e Transformações -química para o ensino médio"; desenvolvimento, aplicação e avaliação de oficinas temáticas experimentais para alunos do ensino médio visando o estabelecimento de relações entre a ciência, a tecnologia, o ambiente e a sociedade (CTSA).
Linhas de pesquisa:
- Ensino e Aprendizagem de Química - Compreensão da aprendizagem de conteúdos químicos específicos e das interações cognitivas em sala de aula, tendo em vista a formação de conceitos, tanto em situações de ensino cotidianas das salas de aula do ensino médio, quanto em situações em que são aplicadas sequências de ensino elaboradas por nosso grupo, com base em referenciais teóricos de vertentes construtivistas. Investigação das interações dialógicas em sala de aula, procurando conhecer as habilidades cognitivas demandadas em atividades de ensino que apresentam características investigativas.
- Formação inicial e continuada de Professoresre - Investigação das concepções dos docentes sobre o ensino e a aprendizagem de Química e de Ciências, sobre suas práticas pedagógicas e as demandas curriculares atuais. Investigação sobre as crenças e práticas de professores sobre atividades experimentais de natureza investigativa, sobre perspectivas CTSA e de alfabetização científica. Estudos focando como os professores de Química elaboram planos de aula e atividades experimentais de natureza investigativa e propõem questões tendo em vista o desenvolvimento de habilidades cognitivas de ordens mais altas. Investigações sobre grupos colaborativos de professores de química e seu reflexo no o desenvolvimento profissional e na aprendizagem dos alunos.

[ mais informações ]

Summary

GEPEQ activities and research in progress are: elaboration of instructional material: "Interactions and Transformations - Chemistry for secondary education"; development, application and evaluation of scientific diffusion activities based on Science - Technology - Environment - Society (STSE) approach for high school students; investigation of students´ and teachers´ conceptions of chemistry subjects: analysis of context-based activities produced by chemistry teachers; investigation of teacher beliefs and practices about inquiry-based teaching.
[ more Information ]


Produção científica:

Curriculo (Sistema Lattes - CNPq)

Curriculo (Sistema Researcher ID)


MARCONDES, M. E. R. ; PITOMBO, L R M ; MENEZES, L. C. ; PEREIRA, M. A. Q. R. ; GUALTIERI, R. C. E. ; KAWAMURA, M. R. D. ; HOSOUME, Y. ; SMOLE, K. C. S. ; DINIZ, M. I. S. V. . PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares as Parâmetros Curriculares Nacionais. 1ª. ed. Brasília: MEC, 2002. v. 01. 144p .

SUART, R. ; MARCONDES, M. E. R. . As habilidades Cognitivas desenvolvidas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Caderno de Resumos VI ENPEC. Florianópolis : ABRAPEC, 2007.

MARCONDES, M. E. R. ; SILVA, Erivanildo Lopes da ; AKAHOSHI, Luciane Hiromi ; SOUZA, Fábio Luiz de ; CARMO, Miriam Possar Do ; SUART, R. ; MARTORANO, Simone Alves de Assis ; Daniele Torralbo . Oficinas temáticas no Ensino Público. 1. ed. São Paulo: FDE, 2007. v. 1. 108 p.

MARCONDES, M. E. R. ; SOUZA, Fábio Luiz de ; SILVA, Erivanildo Lopes da ; CARMO, Miriam Possar Do ; SUART, R. ; AKAHOSHI, Luciane Hiromi ; SANTOS JR., J. B. ; Daniele Torralbo . Materiais Intrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Livro de resumos. Florianópolis : ABRAPEC, 2007

MARCONDES, M. E. R. ; SOUZA, Fábio Luiz de ; SILVA, Erivanildo Lopes da; "Tranformações Químicas- o que pensam os alunos do ensino médio". Educación Química, v. 19, p. 114-120, 2008.

MARCONDES, M. E. R. ; CARMO, M. P. DO . Concepções de alunos de ensino médio sobre soluções. Química Nova na Escola , v. 28, p. 37-41, 2008.

SUART, R. ; MARCONDES, M. E. R. . As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 1-6, 2008.

MARTORANO, Simone Alves de Assis ; MARCONDES, M. E. R. . As concepções de ciência dos livros didáticos de Química, dirigidos ao Ensino Médio, no tratamento da cinética quimica no período de 1929 a 2004. Investigações em Ensino de Ciências (Online) , v. 14, p. 341-355, 2009.

FRANÇA, A. . DA C. G. ; MARCONDES, M. E. R. ; CARMO, M. P. DO . Estrutura Atômica e Formação dos Íons: Uma Análise das Ideias dos Alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Química Nova na Escola , v. 31, p. 275-282, 2009.

MARCONDES, M. E. R. ; CARMO, M. P. DO ; SUART, R. ; SILVA, E. L. ; SOUZA, Fábio Luiz de ; AKAHOSHI, Luciane Hiromi ; SANTOS JR., J. B. . Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências (Online) , v. 14, p. 281-298, 2009.

SUART, R. ; MARCONDES, M. E. R. . A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição (UFRJ) , v. 14, p. 50-74, 2009.

MARCONDES, M. E. R. ; GAIA, A. M.; SOUZA, F.L.; AKAHOSHI, L.H.; SALES, M. G.P.; OLIVEIRA JR, M.M. ; CARMO, M.P. ; SUART, R. ; MARTORANO, S.A. A. Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio - reflexões e propostas. 1. ed. São Paulo: SEE SP, 2009, 128p

TORRALBO, D ; MARCONDES, M. E. R. . A ÁGUA COMO TEMA AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: o que pensam os pesquisadores. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental , v. 22, p. 146-167, 2009.

SUART, R. ; MARCONDES, M. E. R. ; LAMAS, M. F. P. . A Estratégia Laboratório Aberto para a Construção do Conceito de Temperatura de Ebulição e a Manifestação de Habilidades Cognitivas. Química Nova na Escola (Impresso), v. 32, p. 200-207, 2010

SANTOS JR., J. B. ; MARCONDES, M. E. R. . Identificando Modelos Didáticos de um grupo de professores de Química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 12, p. 101-116, 2010

MARCONDES, M. E. R., et al, Currículo de Química do Esatado de São Paulo, in Menezes, LC (coord)Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias /
Secretaria da Educação, SEE 2010.

AKAHOSHI, L.H. ; MARCONDES, M. E. R. ; SOUZA, F. L. DE . Uma análise de Unidades Didáticas sob a óptica CTSA produzidas por Professores de Química em Formação Continuada. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 2, p. 1103-1108, 2011

TORRALBO, D ; MARCONDES, M. E. R. . A abordagem do tema ambiental água no Ensino Médio: visão de especialistas e de professores de Química. Educação Ambiental em Ação, v. 34, p. 1-10, 2011

LIMA, Viviani Alves de ; MARCONDES, M. E. R. . Saindo Também se Aprende : O Protagonismo como um Processo de Ensino-Aprendizagem de Química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 33, p. 100-105, 2011.

SANTOS JR., J. B. ; MARCONDES, M. E. R. . A reestruturação do discurso de professores de Química inseridos em um grupo colaborativo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 25-42, 2012.


MARTORANO, S A A; MARCONDES, M. E. R. . Progressive transition of chemistry teachers´ models of chemical kinetics teaching based on the study of historical development of this subject. La Chimica Nella Scuola, v. 3, p. 218-224, 2012.

MARCONDES, M E R . A constituição da área de ensino de química no IQUSP: visão de um participante, in Gerson S Mól (org.) Ensino de Química - visões e reflexões. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2012. ISBN 9788541900258

[Home]