English
Apresentação
Contato
Disciplinas
Visitantes
Eventos
Infra-estrutura
Ingresso na Pós-Graduação
Normas e Regulamentos
Orientadores
Produção Científica
Seleção dos Candidatos
Ingresso na Pós-Graduação

Ingresso para o Programa de Bioquímica

É feito através do Exame de Ingresso oferecido duas vezes ao ano no próprio IQUSP ou alternativamente através do Graduate Record Examination - GRE Subject Test na área de Biochemistry, Cell and Molecular Biology oferecido em diferentes localidades ao redor do mundo.

1- Exame de Ingresso

Consiste em uma prova escrita de conhecimentos gerais de Bioquímica e Biologia Molecular, oferecida gratuitamente duas vezes ao ano. Para aprovação, é necessária nota mínima de 5, e o desempenho na prova será classificatório para concorrer às bolsas institucionais da CAPES e do CNPq disponíveis (segundo os critérios estabelecidos para a distribuição de bolsas).

Tópicos do Exame de Ingresso de Bioquímica e Biologia Molecular

Espera-se que o candidato possua conhecimentos nestes tópicos em nível de graduação. O conhecimento exigido é fundamentalmente conceitual, com reduzida memorização. Não serão exigidas fórmulas e valores de constantes (pKas e outras). Assim, em vez da descrição detalhada das vias metabólicas, espera-se capacidade de descrever sua regulação integrada em diferentes condições fisiológicas. Recomenda-se que o candidato revise seus conhecimentos utilizando livros texto de Bioquímica e Biologia Molecular, como Princípios de Bioquímica de Lehninger (D. L. Nelson; M. M. Cox); Bioquímica (J. M. Berg; M. L. Tymoczko; L. Stryer); Bioquímica Básica (A. Marzzoco; B. B. Torres).

Modelos de Provas de Ingresso:
(Prova 1; Prova 2; Questões e Respostas)


Data do próximo exame: 6 de julho de 2015 – das 9h00min às 13h00min. Local: Instituto de Química – Bloco 6 superior.

Veja aqui o edital referente a este exame de ingresso

Inscrições estarão abertas de 16 de março de 2015 a 19 de junho de 2015.


2 - Inscrição para o Exame de Ingresso

Será feita através de formulário disponível on-line ou pessoalmente através da ficha abaixo, nos quais constam a documentação necessária.
 
O aluno poderá se inscrever no Exame de Ingresso sem que tenha escolhido um orientador ou concluído a graduação, devendo apresentar diploma de conclusão de curso e aceite de orientador no ato da matrícula. Não é necessário ter proficiência em língua estrangeira para matrícula.

- Inscrições on line: http://www.iq.usp.br/posgraduacao/sistema/ 

-Inscrições pessoalmente: Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Química da USP. Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 748, bloco 6 superior, Secretaria de Pós-Graduação, São Paulo, SP, através da FICHA DE INSCRIÇÃO
 

3- Ingresso através do GRE

Alternativamente o ingresso no Programa de Bioquímica poderá ser feito através do GRE Subject Test in Biochemistry, Cell and Molecular Biology. Resultados do GRE podem ser enviados ao coordenador do programa ao longo do ano (Sandro R. Marana; srmarana@iq.usp.br)

Mais informações podem ser solicitadas por email secpos@iq.usp.br ou ligando para um dos telefones: (11) 3091-3844 / 3091-3878.